Notícias
10 de janeiro às 10:02
RN recebe mais de 4 mil escoteiros para acampamento nacional em Parnamirim
Estado será representado por 126 jovens e adultos do Escotismo
A partir deste domingo (11), 4.215 pessoas estarão em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal (RN) para participar do VI Jamboree Nacional Escoteiro. O Escotismo potiguar estará representado por 126 jovens e adultos voluntários no evento que termina no dia 16 de janeiro.
O cenário para todo esse grande acampamento será o Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, onde uma estrutura especial está sendo montada para atender a todos desde o mês passado. Haverá restaurantes, um complexo comercial e um centro médico.
Os cinco maiores contingentes vêm do Sudeste e Sul do Brasil. São Paulo estará presente com 1.197 participantes, tendo a seguir o Rio Grande do Sul, com 545 pessoas, e do Paraná, que terá 472 membros. Em quarto lugar está o contingente de Santa Catarina, com 328 inscritos, seguido do Rio de Janeiro, com 291 jovens e adultos.
Durante seis dias, jovens de 11 a 17 anos e vindos de 23 estados brasileiros participarão de atividades com foco na sustentabilidade, artesanato, ciência e tecnologia. A programação ainda prevê oficinas em sistema de módulos que vão da orientação geográfica à confecção de peças de artesanato para entidades locais, passando por eventos culturais e turísticos. Para desenvolver toda a programação do VI Jamboree Nacional Escoteiro, cerca de 1,2 mil adultos voluntários estarão a postos.
A troca de experiências incluirá ainda a apresentação cultural e jogos escoteiros típicos de cada um dos 23 estados presentes no VI Jamboree Nacional Escoteiro. A Feira das Cidades – em que os participantes apresentam um pouco da sua cultura e tradições -, o Festival de Folclore e um Show Musical também estão na programação.
Ainda haverá tempo para passeios turísticos, uma oportunidade para quem viajará centenas de quilômetros. No roteiro estão pontos como o Cajueiro de Natal, o maior cajueiro do mundo e que ocupa uma área de 8,5 mil metros quadrados. A praia de Camurupim também está na lista de turismo do dia.
A programação do Jamboree
Uma das áreas servirá de espaço para as atividades do Módulo Ação e Aventura, com noções de orientação, como o uso de mapas, bússola, cronômetro e pistas de obstáculos. No Módulo Splash!, tempo para atividades aquáticas e jogos de praia.
No Módulo de Arte e Artesanato, cada jovem irá produzir duas peças de artesanato, e a melhor parte é que um desses produtos volta para casa com você, como lembrança do evento – a outra peça será doada e ajudará uma entidade local.
O Módulo Aldeia Global de Desenvolvimento terá quatro oficinas com temas diferentes. Os temas são: Ciência e Tecnologia; Arte e Cultura; Paz e Compreensão; e Saúde e Meio Ambiente. As atividades do Módulo Brasil Sustentável contarão com oficinas que ressaltam a importância de colaborar para um país sustentável, abordando temas como energia renovável, reciclagem, reutilização e recuperação ambiental.
Escotismo
Fundado em 1907, na Inglaterra, por Baden-Powell, é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos, valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos e se configura como a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação. Sua principal característica é se tratar de um movimento que envolve as famílias em seu dia a dia.
Escoteiros do Brasil
Criado em 1924, é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. Em 2013, contou com um contingente de 83.526 escoteiros, nos quais 20.352 são voluntários adultos. Os Escoteiros do Brasil estão presentes em 563 cidades brasileiras, somando um total de 1.252 Grupos Escoteiros. Unidos a um Movimento com cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, em mais de 216 países e territórios, a organização é reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal nº 3.297/17 e como instituição de educação extra escola pela Lei nº. 8.828/46.
Mais informações
Assessoria de Imprensa do VI Jamboree Nacional Escoteiro
Nicolle Zancanaro
(41) 9956-8083 / nicolle.zancanaro@escoteiros.org.br
Danilo Duarte
(48) 9640-6434 / comunica@escoteirosSC.org.br

-
15 de setembro às 14:15
Sueldo Soaress Embala mais um Fim de Semana do Gostoso Sunset neste sábado
-
7 de setembro às 18:48
Desfile em comemoração ao Dia da Independência do Brasil neste 7 de setembro em Natal
-
3 de setembro às 22:55
Reinauguração da Praça Cívica
-
3 de setembro às 12:17
Thiago Cavalcanti comemora seus 43 anos de idade e seis anos da coluna na Tribuna do Norte
-
31 de agosto às 23:53
Câmara Municipal de Natal faz Sessão Solene pelos 20 anos da AEBA