Marca Maxmeio

Notícias

25 de junho às 08:05

Rôdo apoia João Maia

Foto: Claudio Marques

APOIO A JOÃO MAIA PROVOCA ROMPIMENTO ENTRE RÔDO E PREFEITA MARÍLIA DIAS

RÔMULO ESTÂNRLEY

Em pleno período de Copa do Mundo os fatos políticos pouco têm relevância. Mas, na semana passada, o meio político pisa-na-fulô foi pego de surpresa com uma virada em seu cenário. O vereador Eduardo Santos, o Rôdo (PMN), entregou a liderança da prefeita Marília Dias (PMDB) na Câmara Municipal, bem como colocou os cargos que havia indicado à disposição. O motivo: seu apoio ao deputado federal João Maia (PR). Marília apóia a reeleição de Henrique Alves (PMDB).

Com poucos apoios em Macaíba, antes da adesão do Rôdo, João Maia afirmou em entrevista que sempre trabalhou em favor de Macaíba, mencionando a nova ponte sobre o rio Jundiaí, que tem projeto tramitando no Ministério dos Transportes, comandado pelo PR, em Brasília. Mas o fato é que muita gente encontra-se confusa com o episódio. Afinal, houve ou não rompimento político?

Foi para esclarecer essas mudanças de cenário que o vereador Eduardo Santos concedeu entrevista. Primeiramente, salientou que não pretende fazer oposição a prefeita, “até porque sempre disse a ela e repito: tenho um grupo político e esse grupo a apóia administrativamente, além de lhe dar sustentação política. Isso, no entanto, não significa que somos o grupo dela, mas que fique bem claro que nós temos as nossas cores”.

Sobre a questão da nova ponte, Rôdo revelou que Marília teria lhe orientado a apoiar João Maia, mas que, para fazer esse anúncio de apoio, o processo teria que ser lento, pois exigia cautela, uma vez que criaria um clima de insatisfação dentro do seu sistema político. Essa cautela se explicaria pelo fato de os vereadores virem se queixando para a prefeita que Eduardo tinha um tratamento diferenciado dos demais edis.

Então, Marília, sentindo a pressão da sua base política, mudou de idéia e exigiu que Eduardo cancelasse o churrasco para o deputado federal, que foi realizado dia 20, na Granja Santa Luzia, no Loteamento São José. Mas o Rôdo já tinha se comprometido com João Maia e se recusou a voltar atrás. “Nesse ramo de política, a única coisa que nós temos é a palavra. Por isso, precisamos honrá-la. Prova é que, um dia antes do evento, entreguei verbalmente a liderança e coloquei todos os cargos que tinha indicado na administração municipal para que ela (a prefeita) possa julgar o que tem que ser feito. Quem não é fiel com os grandes também não será com os pequenos”, falou. No tocante à mudança de apoio do deputado estadual Ezequiel Ferreira para o pré-candidato Kelps Lima, Rôdo mencionou que ele, como articulador político de Marília Dias, foi um dos responsáveis pela vinda de Ezequiel para obter o apoio dela. E tendo havido esse desentendimento político entre ele e a prefeita, teve a “consciência que não poderia mais permanecer com a liderança na Câmara Municipal”, até porque houve uma “quebra de autoridade” entre os dois. E, se continuasse, iria desestabilizar o grupo de Marília Dias. “E eu não quero isso”, afirmou o Rôdo, salientando que foi melhor para todos que agisse dessa forma. Por isso, teve que mudar também de deputado estadual, “para que não pairem dúvidas sobre minha decisão”.

Eduardo Santos enfatiza que não pretende fazer oposição a Marília Dias, mas se as coisas se agravarem mais do que já estão, aí não terá outra alternativa. “Mas, vai depender dela. Não vejo porque discutir isso neste momento”, disse.

FAÇANHA – Nos meios políticos, os comentários é que o Rôdo fez uma façanha, ao conseguir aglutinar muita gente num evento realizado em pleno dia de jogo do Brasil contra a seleção da Costa de Marfim. Faltando menos de uma hora para começar a partida, ele segurou mais de mil pessoas no churrasco que ofereceu a João Maia e Kelps Lima.

Há quem diga que Eduardo Santos sequer utilizou de carro de som ou outro artifício para atrair os presentes ao churrasco. Simplesmente, recorreu a “alguns convites e o celular!”.

CAFÉ DA MANHÃ – Antes do churrasco, João Maia, logo cedo, participou de um café da manhã no salão Arco-Íris Recepções, ao lado do deputado estadual Antônio Jácome (PMN). Cerca de 200 evangélicos, entre pastores e dirigentes de congregações, marcaram presença.

Para quem está boiando que nem isopor em água: a presença de Jácome no mesmo dia do churrasco deve-se ao fato da influência do vereador o Rôdo no segmento evangélico macaibense. Apoiador do pré-candidato a deputado estadual Kelps Lima, Eduardo Santos reservou parte de sua base para o projeto de reeleição do deputado do PMN Antônio Jácome.

TERCEIRA VIA – Se a sua intenção era essa ou não, esse novo fato político, na opinião de observadores da cena política, fortaleceu o Rôdo. Isso o está credenciando como uma possível terceira via no município de Macaíba.

Deixe um comentário