Marca Maxmeio

Notícias

O evento de extrema importância para o contexto social econômico do Brasil começou na última segunda (21) e foram discutidos temas relacionados ao trabalho do Grupo de Trabalho Anticorrupção do G20( ACWG), sob a presidência brasileira em 2024.

O Grupo de Trabalho Anticorrupção (ACWG) do G20 é um fórum internacional de diálogo e coordenação sobre questões anticorrupção. Ele promove a troca de experiências, boas práticas e desenvolve princípios para guiar as ações dos países do G20 e da comunidade internacional na prevenção e combate à corrupção. Os temas principais do documento, serão focados nos esforços para promover integridade e combater a corrupção sob a liderança do Brasil no G20.

A presidência brasileira busca construir sobre o trabalho já realizado pelo ACWG nos últimos 13 anos, propondo temas relevantes para os esforços anticorrupção e elaborando o Plano de Ação 2025-2027.

Entre as temáticas das reuniões:

Contribuição para um mundo justo e um planeta sustentável por meio da promoção da integridade e combate à corrupção:
A promoção da integridade entre os setores público e privado é essencial para o desenvolvimento sustentável.

Outro ponto serão os Incentivos para o setor privado adotar medidas abrangentes de integridade

  • O setor privado é fundamental na luta contra a corrupção. A presidência brasileira irá explorar como os governos podem desenvolver estruturas que incentivem as empresas a adotarem práticas de integridade e transparência. Isso pode incluir programas de compliance, parcerias público-privadas e certificações de integridade.

-Desenho e melhoria da organização estrutural da administração pública para fortalecer a integridade pública:

  • A integridade pública é um pilar fundamental de qualquer estratégia anticorrupção. A presidência brasileira focará na melhora da transparência e responsabilidade no setor público, promovendo o cumprimento de regras de prevenção da corrupção.

O plano de trabalho para 2024 incluiu três reuniões técnicas e uma reunião ministerial, com o objetivo de gerar documentos de alto nível, relatórios de responsabilidade e eventos paralelos. A elaboração do Plano de Ação 2025-2027 será um importante resultado da presidência brasileira.

Cristina Lira
Assessora de Imprensa SERHS

Deixe um comentário