Marca Maxmeio

Notícias

16 de março às 00:34

Soltura de filhotes de tartarugas

Fotos: Leo Carioca

No final da tarde desta terça-feira, 15, pesquisadores e voluntários do Projeto Tamar fizeram soltura de filhotes de tartarugas na praia de Ponta Negra.

O Tamar desenvolve um trabalho junto às suas bases de monitoramento, principalmente no que diz respeito à educação ambiental. A Soltura de filhotes é feita em todo o Brasil para mostrar a importancia da preservação das Tartarugas Marinhas para jovens e adultos. Além do monitoramento das praias, o Tamar desenvolve junto às comunidades próximas e escolas da região, um trabalho educacional e de preservação.
O Projeto TAMAR foi fundado no início de 1980. Nos dois anos iniciais após ser fundado os primeiros pesquisadores realizaram um levantamento, patrulhando cerca de 4.000 km de praia com objetivo de descobrir se realmente as tartarugas marinhas utilizavam a costa brasileira como local de reprodução, alimentação, corredor migratório. Dês da sua origem o Projeto realiza suas atividades com a participação e envolvimento das comunidades onde o TAMAR mantém atualmente suas 23 Bases distribuídas em nove estados brasileiros. A conservação com envolvimento comunitário sempre foi uma característica do Projeto, pois ao longo dos seus 30 anos o Projeto passou a participar e incentivar as atividades culturais, econômicas e assistenciais nas diversas áreas de atuação, o uso não letal das tartarugas marinhas saiu da teoria e passou para a prática. Centenas de famílias vivem delas sem matá-las. No Rio Grande do Norte o Projeto TAMAR já tem realizado prospecções no litoral sul desde 1991, somente em 2000 que o trabalho sistemático foi implantado em 9 km de praia no município de Tibau do Sul. Atualmente no RN são monitorados 39 km de praia, sendo 6 km na Barreira do Inferno (Natal/Parnamirim), 6 km em Malemba (Senador Georgino Avelino), 9 km em Pipa e Sibaúma (Tibau do Sul), 2,5 km na Barra do Cunhaú (Canguaretama) e 16 km em Baia Formosa. O projeto TAMAR-RN realizou nesta terça-feira, 15/03/2011, ás 16h40min, na praia de Ponta Negra mais uma atividade de inclusão social e educação ambiental, foram soltos 130 filhotes de tartaruga marinha da espécie tartaruga-de-pente, para a comunidade de Ponta Negra e turistas que freqüentavam a praia, com objetivo de divulgar o trabalho de conservação realizado nas praias do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (o Projeto TAMAR em parceria com o CLBI protege em média 120 ninhos nesta área) e sensibilizar a comunidade de Ponta Negra da importância ecologia da área militar para a conservação de espécie ameaçadas e extinção. O projeto TAMAR agradece o apoio, cooperação e comprometimento do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e a comunidade pesqueira de Ponta Negra, na conservação das tartarugas marinhas no Litoral Sul do Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

1 comentários em “Soltura de filhotes de tartarugas

  1. Ótima iniciativa. Envolve a população em um projeto já reconhecido e de grande importância.

Btn Posts Anteriores