Notícias
5 de setembro às 00:53
Tese de Conceição Maciel é livro sobre Eloy de Souza

O livro “Eloy de Souza: uma Interpretação sobre o Nordeste e o dilema das secas”, escrito pela Professora Doutora Maria Conceição Maciel Filgueira é uma importante contribuição a história do Rio Grande do Norte, que destaca Eloy de Souza como um dos maiores parlamentares da República Velha que deu importância aos problemas do Nordeste brasileiro.
Conceição Maciel, de forma inédita, brilhantemente destaca o pioneirismo de Eloy de Souza no sentido de idealizar e elaborar projetos garantindo a viabilização de atividades permanentes contra as secas, o que resultou na criação do IOCS, IFOCS, e por fim DNOCS. Acrescentando, ainda, a referida autora ressalta Eloy como um dos precursores do estudo do folclore do Rio Grande do Norte, antecedendo até o próprio Cascudo nesta área cultural, demonstrando o seu devotamento pelo sertão e pelo sertanejo.
A obra é o resultado da tese de doutorado, orientada pelo professor e Cientista Político, Dr. Spinelli Lindoso, recomendada para publicação pela banca examinadora da UFRN, composta por Dr. José Willington Germano, Dr. Douglas Araújo, Dr. Benedito Vasconcelos Mendes, Dr. Hermano Machado Ferreira Lima e o próprio orientador, por se tratar de um trabalho original e bastante rico para a bibliografia potiguar, nordestina e brasileira que trata da história política e da história cultural.

-
5 de fevereiro às 17:49
Inovações tecnológicas transformam o tratamento vascular
-
4 de fevereiro às 19:03
Com maior estrutura funerária do Estado, Leão e Vila inaugura centro de velório em São Gonçalo
-
4 de fevereiro às 13:21
Assembleia Legislativa abre oficialmente o ano legislativo de 2025
-
3 de fevereiro às 10:13
Imagens do último dia da Fiart no Centro de Convenções de Natal