Marca Maxmeio

Notícias

19 de abril às 15:37

Um busto para Juvino Barreto

img_9325
O busto de Juvino Barreto e Eri Medeiros, a cria e o criador.

img_9300 img_9303 img_9314

img_9310 img_9317 img_9318

As fotos são minhas e o texto é de Sandro Fortunato que pode ser lido por completo e com outras fotos em www.sandrofortunato.com.br

Domingo de sol, convidados, autoridades, parentes, discurso, aplausos. Se não com a pompa de outrora, pelo menos as circunstâncias estavam presentes na inauguração do busto de Juvino Barreto, na manhã deste domingo.

A escultura foi colocada no pátio e próximo à entrada do prédio do Instituto Juvino Barreto, abrigo para idosos, localizado na Avenida Almirante Alexandrino de Alencar, próximo à junção dos bairros de Lagoa Seca, Barro Vermelho e Alecrim. O freguês escolhe.

Em tempos idos há muito, os jornais costumavam tapar esses furos. Cobriam o evento, davam as informações que faltavam. Hoje, não estivéssemos eu e Canindé por lá, por conta das pesquisas para nosso livro, não haveria qualquer registro além de fotos amadoras feitas por um e outro.

A cerimônia de inauguração do busto em homenagem a Juvino Cézar Paes Barreto (ou César, para seguir o formulário ortográfico de 1943 e da qual não tenho notícias que se tenha havido mudança, no atual acordo, quanto à grafia de nomes próprios) começou por volta das 10h30 deste domingo, 19 de abril de 2009. O busto encontra-se no pátio da Instituição de mesmo nome, administrada pela Companhia das Filhas de Caridade de São Vicnte de Paulo, congregação religiosa feminina mais conhecida como Irmãs de Caridade. O evento começou minutos após o encerramento da missa dominical realizada pelo padre Gilmar Ferreira de Castro, capelão do Instituto Juvino Barreto. Representando as autoridades políticas, estava a deputada estadual Márcia Maia. Representando a família, os bisnetos Frank Cavalcanti Bahia e João Bosco Barreto Pinheiro acompanhados de suas esposas. Após breve discurso de Ticiano Duarte, jornalista, acadêmico e maçom, o busto foi revelado pela deputada e pelos bisnetos do homenageado. Em seguida, recebeu a benção de padre Gilmar. Presente também ao evento, o artista plástico Eri Medeiros, responsável pela criação e execução do busto. O ocorrido marca o aniversário de 65 anos do Instituto Juvino Barreto, fundado oficialmente no dia 19 de abril de 1944.

Deixe um comentário

1 comentário em “Um busto para Juvino Barreto

  1. Davison disse:

    é amigo, nao é so este envento que a imprensa não cobre, as vezes, por nao serem chamados, e quando são, nao foram chamados para cobrir tragedias

Btn Posts Anteriores