Marca Maxmeio

Notícias

[nggallery id=323]

O discurso

Sou fotógrafo há 30 anos, tenho 50 de idade, mas minha disposição é de uma pessoa com 20 anos. Não  sei dizer qual seria a idade certa para o tamanho do entusiasmo que tenho com o prazer de fotografar, tenham certeza que é dos maiores. Mas não poderia ser diferente. A paixão pela fotografia, o prazer de mostrar  e compartilhar com as pessoas esse meu trabalho, tem gerado uma reação surpreendente e que jamais imaginei.  É incrível e inacreditável como meu trabalho tem agradado de uma forma que é praticamente difícil ter um dia para que eu não receba elogios, seja, via e-mail, twitter, MSN, Orkut e pessoalmente. Esse agradar e o reconhecimento é com  certeza é a realização para qualquer pessoa. É o combustível para entusiasmo para qualquer profissional que goste do que faz.

Sou extremamente feliz, pois não tenho a fotografia como um trabalho, ela é um divertimento diário e onde estou fotografando  é por divertimento,  independente de qualquer coisa. Com certeza esse prazer pela fotografia me deu o luxo de escolher o trabalho que melhor me identifico.

Tenho uma gratidão muito grande por meus amigos jornalistas, são eles o elo para o meu trabalho, são eles os responsáveis por grande parte das minhas conquistas, inclusive esta desse honrado título de Cidadão Natalense. Foi  Flávio Rezende que no twitter sugeriu o título, por sua vez, Alexandre Mulatinho e Danny passaram a informação para o vereador Ney Lopes Júnior que também é jornalista e fez a proposição. Para minha surpresa, tive a votação de todos os 21 vereadores, um momento importante e histórico, pois nunca tinha acontecido na no RN, o que me deixou muito mais feliz.

Este título de Cidadão Natalense, a mim concedido é com certeza a maior e mais importante homenagem concedida a um fotógrafo no RN,  é um marco importante para a fotografia Potiguar  e para todos que com ela estão envolvidos. O vereador Ney Lopes Jr, talvez não tenha a idéia do quanto foi importante esse reconhecimento e as  conseqüências positivas que virão para o seguimento fotográfico. Para mim foi extremamente importante, mas para  fotografia potiguar, essa importância foi maior ainda, pois, não diferente de todo país a fotografia  não é vista com o seu devido valor, talvez  por causa da falta de formação acadêmica do profissional fotógrafo  e da sua falta de atitude. No momento atual esse conceito com relação a fotografia começa mudar pelo fato do mercado exigir desse profissional uma melhor qualificação, e esse tipo de reconhecimento de reconhecimento  vem trazer a devida importância da fotografia.

Para terminar, quero agradecer o apoio de todos amigos, a presença sempre de minha família, meus filhos Renato e Thiago, minha esposa Deborah Kaline,  minha irmãs Valéria e Marluce, meus pais Valdemar e Terezinha e a Deus que sem ele nada seria possível.

Fotos:  Elpídio Júnior, Cláudio Marques, Valmir Queiroz e Luiz Benício.

Deixe um comentário

3 comentários em “Um título de cidadão para um fotógrafo

  1. Evaldo Gomes disse:

    É de muita importância esse prêmio pois abre portas a toda classe de fotografos do RN, me orgulho de ter como amigo e parceiro Caningha, pois conheço sua luta e dificuldades para chegar a um lugar na cidade do sol, da dificil escalada de quem sobrevive da arte…principalmente a arte de fotografar.Abraço

  2. Fabiana Costa disse:

    Parabéns!Que Deus te abençoe sempre. É um título mais que merecido.

  3. Canindé, admiro muito seu trabalho e sua simplicidade. Tenha certeza que Deus tem te iluminado por todos esses dias e caminhos que tens percorrido. Ele está vendo tudo que tens plantado com tanto esforço e tanta humanidade que o resultado ta aí, um presente para todos nós. Você merece muito mais que isso. Parabéns! E mais uma vez desculpe-me pela ausência nos eventos!

Btn Posts Anteriores