Notícias
30 de janeiro às 08:31
Universidade Potiguar terá mais nove cursos este ano
Em almoço para jornalistas na A Cozinharia, a UnP apresentou aos jornalistas convidados as novidades da Universidade para 2015 e as conquistas do ano de 2014.
A Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, vai iniciar o ano letivo 2015 com nove novos cursos de graduação nas áreas de Comunicação e Artes, Gestão e Negócios, Engenharias e Ciências Exatas. As vagas serão concentradas no Campus de Natal, dentro da modalidade presencial. Dos cursos, dois serão exclusivos da UnP – Audiovisual e Jogos digitais, áreas de crescente demanda no mercado de trabalho e que possuem déficit de profissionais. São cursos de curta duração e com uma infraestrutura diferenciada.
Além desses dois, a universidade abre os cursos de Ciências da Computação, Comércio Exterior, Engenharia Mecatrônica, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão da Qualidade e Redes de Computadores. O semestre se iniciará com mais de 60 cursos de Graduação e outros 60 de pós-graduação, além de três mestrados e cursos técnicos oferecidos através do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.
As novidades do ano letivo 2015 foram apresentadas à imprensa ontem (30) pelo presidente da UnP, Marcus Peixoto, e a reitora da instituição, Sâmela Soraya Gomes de Oliveira. “Em 2015 vamos continuar o processo de crescimento e inovação. Não temos dúvidas de que a força da rede Laureate potencializou a instituição com ganhos exponenciais”, afirmou o presidente. Segundo ele, a previsão é de que os investimentos financeiros neste ano ultrapassem em 15% o montante investido ano passado.
Marcus Peixoto veio a Natal para apesentar o balanço de 2014 e as perspectivas futuras do grupo e anunciou ainda que entre os pilares da instituição estão: a qualidade acadêmica, a internacionalização, a empregabilidade e o envolvimento social. Ele confirmou investimentos contínuos; novos laboratórios, principalmente nas áreas de odontologia e medicina veterinária, e expansão de cursos, bem como a ampliação, em 2015, de dois centros de excelência: o Empreende, voltado ao empreendedorismo dentro e fora do ambiente acadêmico; e o e-Labora, que promove pesquisas aplicadas em indústrias potiguares. Em 2014, nove projetos de pesquisa foram desenvolvidos nas áreas da indústria e inovação tecnológica, com registro de três patentes. Setenta alunos participaram. Já no caso do Empreende, 800 empresas foram atendidas pelo projeto em 2014.
Outras iniciativas neste ano serão a criação de um MBA em empreendedorismo e inovação e a expansão do ensino à distância. “Mundialmente, a EAD tem alcançado bastante expansão porque sua flexibilidade, permite fazer um curso a qualquer hora e em qualquer local”, afirmou a reitora da UnP, Sâmela Soraya. A instituição tem dois polos de EAD – Caicó e Currais Novos, além de Natal e Mossoró.
Financiamento público
Atualmente, dos 35 alunos que realizam alguma atividade acadêmica, 15 mil são beneficiados por programas de bolsas internas ou externas – como é o caso do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e Prouni (Programa Universidade para Todos). “Um dos pontos fortes da universidade é a inclusão. Somente no Pronatec temos 4 mil alunos”, resume Sâmela Soraya. A universidade também planeja expandir cursos também na Zona Norte, onde já existe um campus.
Com informações da www.tribunadonorte.com.br
-
19 de dezembro às 08:29
Lançamento do livro “Retratos do RN” é marcado por sucesso e celebração
-
13 de dezembro às 07:56
Futebol de Praia em Mãe Luiza: Campeonato Consagrado Chega à Grande Final
-
11 de dezembro às 07:51
ALRN recupera prédio do século XIX e inaugura Memorial do Legislativo no Centro Histórico
-
8 de dezembro às 22:09
Carnatal 2024 – Imagens do sábado