Marca Maxmeio

Notícias

O evento é uma parceria da Secretaria de Educação do RN com o Ministério Público Federal

Durante todo o dia de hoje (12) a Secretaria de Educação do RN, em parceria com o Ministério Público Federal, promove a oficina “Segurança, Ética e Cidadania na Internet: educando para boas escolhas online”. Destinado a educadores, evento acontece no auditório Angélica Moura, localizado na sede da SEEC, em Natal.

A secretária de Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa, na sua fala destacou os esforços da pasta na conscientização dos alunos sobre um dos males que a internet pode potencializar nas escolas: o bullying. “No começo do ano demos início a uma campanha que teve como lema ‘troque o bullying por boas ações´. Ela chegou as TVs, as rádios e a internet. No segundo semestre do ano, voltamos com essa campanha pela importância que ela tem diante a um assunto que nos preocupa”, explicou a titular da pasta.

Os educadores da SEEC, secretaria municipal de ensino, IFRN, Undime e profissionais da secretaria de trabalho e assistência social do RN debatem o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, principalmente para crianças e adolescentes, reconhecendo os desafios contemporâneos e as aceleradas mudanças nas formas de uso entre os alunos das diferentes faixas etárias.

Durante a oficina, o primeiro debate foi realizado pelo grupo SaferNet, que apresentou um panorama sobre as principais vulnerabilidade e estratégias pedagógicas: cyberbullyingsextingnudes, aliciamento, crimes de ódio e reputação na internet.

“Com essa oficina estamos compartilhando abordagens, tratando dos cuidados necessários com senhas, com as publicações na internet”, destacou Rodrigo Nejm, diretor de educação do SaferNet Brasil.

Para Ana Paula Oliveira Flor, Coordenadora de Inovação e Tecnologia Educacional a oficina é muito relevante pois traz um tema que precisa ser tratado e multiplicado no âmbito das escolas com o fim para utilizar os mecanismos de segurança nas redes sociais. “Foram apresentadas configurações de segurança que os aplicativos disponibilizam, permitindo que utilizarmos nas redes sociais e não temos conhecimento. Com isso, a oficina apresentou o que a tecnologia oferece e não usufruímos no âmbito da segurança”, disse.

Kits pedagógicos

No período da tarde, a oficina será retomada para discutir a lei sobre o uso responsável da internet. Durante a discussão serão distribuídos kits pedagógicos contendo plano de aula, matérias com casos reais para elaboração de debates em sala de aula e exercícios práticos para os estudantes.

A última etapa da oficina será de apresentação dos canais de comunicação onde as vítimas de crimes cibernéticos podem relatar as agressões e das campanhas existentes em prol da prevenção deste tipo de crime.

Saiba mais

A oficina realizada na SEEC faz parte do projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, organizado pelo Ministério Público Federal em parceria com o grupo SaferNet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

 


Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores