Notícias
Por Gustavo Farache – G7 Comunicação
A Feira Internacional de Artesanato (FIART), chegou para multicolorir, espalhar sotaques, expandir idiomas e enaltecer as culturas nos próximos dias, além de transportar o público para um passeio global sem sair do lugar. Em 2025, a FIART (Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio Grande do Norte) celebra 30 anos, firmando-se como uma das grandes feiras no calendário brasileiro e será realizada de 24 de janeiro a 02 de fevereiro, no Centro de Convenções de Natal, com o tema: 30 anos transformando a história da Arte e Cultura do Rio Grande do Norte. Conta com uma programação cultural extensa e para todas as idades e o valor do ingresso permanece o mesmo do ano anterior, R$10 a inteira e R$5 meia entrada.
Com a expectativa de público de mais de 50 mil pessoas, a 30ª edição vai contar com 240 artesãos de todo o Brasil, em 280 estandes, além da inovação dos salões de exposição de fios e tecidos, fibras, cerâmica, madeira e ancestralidades. Serão 10 estandes dedicados aos Mestres do Artesanato do Nordeste. Com uma área de exposição de 2.500m², a Feira abraça, neste ano, seis países: Senegal, Equador, Peru, Quênia, Colômbia e Turquia.
O público que chega ao evento, têm acesso a inúmeras ações e uma troca histórico-cultural imensurável dentro de uma ampla programação. Esta, promovida por um pilar essencial que se consolida e cresce anualmente, o Festival FIART Cultural, que apresentará no Palco da Cultura Popular 300 musicistas, 200 brincantes e 10 artistas. Na programação do Festival contém: 20 grupos Parafolcore, Literatura de Cordel, mais de seis bandas potiguares, além de mais de 32 dançarinos/atletas. O projeto contempla ainda um conteúdo integrado de quatro ações, sendo elas:
– Mostra de Arte e Cultura: Shows, Dança, Batalha de Breaking, Mostra de Cordel, Mostra de Bandas e Mostra de João Redondo;
– Festival Parafolclórico (competitivo);
– Salão “O Melhor do artesanato potiguar”
O Festival Fiart Cultural dedica-se a ser um palco para a cultura popular, um espaço de reconhecimento para os diversos artistas que dedicam sua energia para chegar até o povo e também para salvaguardar as tradições. Busca também ser um espaço para a maior diversidade das expressões culturais, desde os brincantes àqueles que fazem a música de barzinho que está no dia-a-dia das pessoas. Desta forma, o Festival cumpre a missão de dispor as artes potiguares nas mais diversas linguagens, literatura, dança, música e as manifestações das tradições populares de todos os tempos, sempre conectado com a atualidade.
Com três décadas de existência, a FIART é uma excelente oportunidade para o público potiguar e os turistas que visitam Natal em janeiro e, uma grande vitrine para os artesãos e fazedores de cultura do país. É organizada pela Espacial Eventos, com realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa, do Ministério da Cultura, e da Empresa de Pequeno Porte, e Governo Federal. Conta com patrocínio do Programa Artesanato Brasileiro, Banco do Nordeste, Prefeitura do Natal, Sebrae, Unimed Natal, Luck Receptivo, e Inter TV.
A programação geral do Festival Fiart Cultural conta com as Leis Rouanet e Programa Djalma Maranhão e é organizado e produzido pela Mapa Realizações Culturais.
Siga @feirafiart
-
27 de janeiro às 14:09
Fiart no Centro de Convenções de Natal- Imagens do domingo
-
27 de janeiro às 12:02
Leila Cunha Lima reúne amigos em torno do 17º Festival Gastronômico de Maracajaú
-
26 de janeiro às 10:19
Imagens do sábado, segundo dia da Fiart no Centro de Convenções de Natal
-
23 de janeiro às 21:02
Começa nesta sexta-feira a 30ª edição da FIART, maior celebração do artesanato no RN