Notícias

O dia 11 de junho traz como referência a vitória brasileira na Batalha Naval do Riachuelo, durante a Guerra da Tríplice Aliança, em 1865. Pela relevância desse feito para a História do Brasil, essa data passou a ser o Dia da Marinha.
Na capital potiguar, a cerimônia do Dia da Marinha foi presidida pelo Comandante do 3º Distrito Naval, o Vice-Almirante Jorge José de Moraes Rulff. Na ocasião, o Almirante Rulff esteve acompanhado do Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa, que também já exerceu o cargo de Comandante desse mesmo Distrito Naval. Juntos, na condição de Paraninfos, os Almirantes Rulff e Gambôa condecoraram personalidades civis e militares com a Ordem do Mérito Naval. Dentre os agraciados, encontram-se as seguintes personalidades:
Comandante da Base Aérea de Natal, Brigadeiro Ricardo Guerra Rezende; o Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Klauber Rogério Candian; a Diretora do Hospital Naval de Recife, Capitão de Mar e Guerra (Médica) Lisa Tiemi Ogawa; o Comandante-Geral da PM-RN, Coronel (PM) Alarico José Pessoa Azevedo Júnior; a Advogada da União, Sra. Carolina Maria Peixoto de Barros; a também Advogada da União, Sra. Joana Alcântara Castelo; o Presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Recife), José Carlos de Morais Guerra; o Presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Ceará), Jamiro Dias de Oliveira Junior; além do Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”.
As reflexões sobre o Dia da Marinha estiveram presentes nas palavras do Comandante da Força Naval e do Ministro da Defesa. A leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, destacou a necessidade de manutenção do Poder Naval forte e pronto para proteger a soberania nacional. Por sua vez, a Mensagem do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, mencionou o avanço tecnológico dos programas estratégicos da Marinha para o fortalecimento da capacidade de dissuasão.
A Ordem do Mérito Naval
A Ordem do Mérito Naval, criada pelo Decreto no 24.659, de 11 de julho de 1934, se destina a premiar corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que houverem prestado relevantes serviços à Marinha. A OMN tem como Grão-Mestre o Presidente da República.
-
18 de fevereiro às 09:16
Os Cão da Redinha mantém tradição e arrasta foliões enlameados pelas ruas da Redinha
-
16 de fevereiro às 14:34
Baile das Kengas 2026 agita Centro Histórico e celebra diversidade no Carnaval de Natal
-
14 de fevereiro às 22:42
Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens leva tradição e irreverência às ruas de Ponta Negra
-
13 de fevereiro às 10:30
Mais de 10 mil pessoas comparecem à abertura oficial do Carnaval de Natal




