Marca Maxmeio

Notícias

[nggallery id=483]

Estudantes agradecem Prefeitura do Natal por gratuidade das carteiras

Centenas de estudantes participaram na tarde de hoje de uma movimentação pelas ruas da cidade, que culminou em um ato em frente ao Palácio Felipe Camarão, para agradecer a prefeita Micarla de Sousa pelo pioneirismo da gratuidade da carteira estudantil.  O Decreto, publicado dia último dia 01 de março no Diário Oficial, foi considerado um avanço pelas representações estudantis, que foram recebidas pela Prefeita em seu gabinete.

A Lei de número 9.310/11 define regras para habilitação das entidades estudantis para emitir a nova identidade eletrônica em suas próprias sedes, sem ônus para os estudantes. Na prática, o decreto institui a gratuidade e unifica a tradicional identidade estudantil ao cartão utilizado como vale transporte

A prefeita enfatizou a importância da classe estudantil para o futuro da capital e reforçou o seu compromisso com os jovens. “Ao oferecer, de forma pioneira, a carteira de estudante em Natal, a Prefeitura do Natal não está apenas contemplando o direito à meia entrada e à meia passagem, está dando cidadania aos nossos jovens. Este é um ato de justiça com os estudantes e não irei permitir que estes direitos sejam violados”, enfatizou a chefe do Executivo Municipal.

O presidente da União Nacional dos Estudantes (Une), Ramon Alves, ressaltou o significado da gratuidade da carteira estudantil. “Nós conquistamos o direito à meia entrada e agradecemos à Prefeitura do Natal por mais este benefício dado aos estudantes”, disse Ramon.

Em seu discurso para os estudantes natalenses, o diretor da executiva nacional da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), Rarikan Heven, destacou um grande avanço o decreto da gratuidade da carteira. “A prefeitura fez o seu papel, ampliando os direitos dos estudantes aqui em Natal, o que é um grande avanço em relação a outras cidades do Brasil”, destacou.

A passeata também fez parte da Jornada Nacional de Lutas pela melhoria da educação, na qual os estudantes defendem que 50% do Fundo Social do Pré-Sal sejam investidos em educação. “Esta mesma manifestação, que reivindica uma educação de mais qualidade e democrática no Brasil, ocorreu simultaneamente em pelo menos 23 outros estados do país”, informou Rarikan Heven.

Participaram da manifestação representantes da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES), União da Juventude Socialista (UJS), Associação Potiguar de Estudantes Secundaristas (Apes), Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DCE/UFRN), além de estudantes de escolas da rede municipal, estadual e universitários.

Propostas

Os representantes estudantis apresentaram duas propostas à prefeita Micarla de Sousa que foram acatadas de imediato. As propostas apresentadas foram a inclusão da Ubes no Conselho Municipal de Educação e a criação de uma ouvidoria municipal para o acompanhamento da meia entrada para os estudantes em eventos.

Copa do Mundo

A prefeita também solicitou o apoio aos representantes das entidades estudantis para envolver a juventude potiguar nos serviços de qualificação em prol da Copa do Mundo de 2014. Para Micarla de Sousa, esta será uma oportunidade única para a educação e a cultura do povo. “Teremos uma grande transformação em relação à infraestrutura da nossa cidade, mas a nossa maior obra será a transformação do nosso povo, através da qualificação, principalmente do jovem. Este será um grande alicerce para a história do nosso Estado e os nossos jovens serão os protagonistas deste momento ímpar”, pontuou a prefeita.

Deixe um comentário

1 comentários em “Prefeita recebe estudantes após manifestação

  1. Brenna Maciel disse:

    Camarada,nossa mobilização na Jornada Nacional de Lutas abordou a defesa do instrumento da meia-entrada como estratégica para fortalecer a rede do movimento estudantil, beneficiando todas as entidades legítimas do município, não somente forças específicas. A publicidade da prefeitura foi irresponsável ao divulgar que os estudantes foram parabenizar o governo municipal. Fomos recepcionados pela prefeita Micarla de Sousa, para quem apresentamos duas importantes questões: a primeira, sobre a meia-entrada, defendemos que uma ouvidoria da meia-entrada seja criada e amplamente divulgada nas escolas de Natal, para que o estudante possa conhecer o direito estabelecido pela legislação local e denunciar em casos de descumprimento da lei. A segunda foi a participação da UBES no Conselho Municipal de Educação.
    A campanha da Jornada Nacional de Lutas, promovida pela UBES, UNE e ANPG é em defesa dos 10% do PIB pra educação, 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação e pela reserva de vagas (50%) nas universidades públicas para estudantes oriundos de instituições de ensino público. Por isso, companheiro, seria interessante modificar sua matéria para não haver confusão sobre as informações.
    Agradeço a compreensão. Boa Semana.
    Brenna Maciel
    Diretora Estadual de Movimento Universitário da UJS