Marca Maxmeio

Notícias


Exibição foi realizada na fachada do teatro reaberto pelo Governo do RN. Ópera “O Empresário” foi a programação da noite

Após o grande sucesso na reabertura do Teatro Alberto Maranhão, realizada no dia 18 de dezembro, o público apreciou novamente nesta quinta-feira (23)  a projeção mapeada na fachada do prédio histórico, administrado pelo Governo do Estado através da Fundação José Augusto (FJA).  A exibição ocorreu em frente ao TAM, na Praça Augusto Severo, Ribeira.

A exibição antecedeu a Ópera “O Empresário”, do grupo Lyricus, de Mossoró, adaptada da obra do compositor Wolfgang Amadeus Mozart que foi apresentada no TAM.

A projeção mapeada apresentou uma escultura em ambiente virtual criada como um objeto em três dimensões a partir de uma fotografia da fachada do teatro, na qual foram produzidas texturas, cores e luzes com cenas de movimento posicionadas para o ponto de vista do público.

A realidade criada na projeção traz ao expectador imagens sensoriais sobre a trajetória do teatro sobre a cultura, personagens, lugares e episódios históricos do RN. O trabalho foi produzido pelo artista visual Wil Amaral que já realizou projeções mapeadas há mais dez anos para espetáculos ao vivo como “Auto da Liberdade”, “ Um Presente de Natal” e “Chuva de Bala no País de Mossoró”, além de eventos em várias cidades brasileiras.

A trilha assinada por Eduardo Taufic, traz referência a compositores e canções emblemáticas como “Praieira” (Otoniel Menezes), “Royal Cinema” (Tonheca Dantas) e “Linda Baby” (Pedro Mendes). O trabalho apresenta uma sincronia de imagens, efeitos sonoplastia que dá a sensação de ilusão de ótica ao expectador.

Ópera

Em seguida foi apresentado no TAM A ópera “O Empresário” é um projeto pioneiro da Companhia Lyricus que representa música erudita, o teatro, a dança, a literatura, adaptada para o português a partir da obra “Der Schauspieldirektor”, de Mozart, escrita em 1786.

Dirigida por Cláudia Marx, o espetáculo mostrou a saga de um empresário apaixonado pelas artes quer montar uma ópera em sua cidade, mas está desmotivado por falta de recursos e surge um banqueiro para patrocinar e junto com ele as cantoras líricas disputando para ser a “Prima Donna” da montagem.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ASSECOM

Deixe um comentário