Marca Maxmeio

Notícias

Período de intercâmbio cultural deixou marcas sociais até os dias atuais; atividade é organizada por projeto da Estácio que incentiva ações de educação patrimonial

A década de 1940 foi agitada na região metropolitana de Natal: do bairro da Ribeira ao município de Parnamirim, a presença de militares norteamericanos em terras potiguares ditou costumes e hábitos que estão presentes até os dias atuais na nossa sociedade. 

“Pelo fato de o nosso estado ser um ponto estratégico durante a 2ª Guerra Mundial, dada a proximidade com a Europa, sediamos uma base militar dos EUA e isso trouxe alguns pontos positivos para modernização da cidade”, lembra a arquiteta e docente Ilanna Revorêdo, responsável pelo projeto de extensão da Estácio “Natal, uma cidade de memória”, que realiza uma live nesta quarta-feira (29), às 19h, com historiadores e pesquisadores para discutir o impacto desse intercâmbio cultural.

A arquiteta destaca que, apesar de a base militar estar em Parnamirim, a cidade de Natal foi o polo com estrutura para atender os estrangeiros. “Sabemos que não deve ter sido favorável para todos, mas uma parte da população tirou proveito dessa presença, o comércio principalmente. Os militares de alta patente ficaram hospedados no Grande Hotel, na Ribeira, e aqui era onde acontecia a movimentação cultural e social que trouxe novos hábitos para a cidade”, conta ao lembrar que o RN foi o primeiro estado do país a conhecer o chiclete, o barbeador descartável, o milkshake e tantos outros costumes.

Para compor a mesa de debate, o projeto recebe os convidados Fred Nicolau, historiador e Curador do Centro Cultural Trampolim da Vitória; o músico Danilo Guanais, autor do musical “Bye bye, Natal”, que retrata toda a movimentação que a presença estrangeira causou na cidade, e o arquiteto Guilherme Filho, que tem na família um histórico dessa união entre potiguares e americanos. 

Sobre o projeto

O projeto “Natal, uma cidade de memória” surgiu em 2021, para dar continuidade ao que antes era feito sobre o projeto “Ribeira, minha Ribeira”. A iniciativa conta com ações de educação patrimonial como lives, atividades escolares e visitas técnicas aos prédios históricos que estão abertas à participação da população. Mais informações no Instagram: @natalcidadedememoria. 

Serviço

Live Papo de Memória: influência da 2ª Guerra Mundial em Natal 

Quando: 29 de setembro, às 19h

Canal do Youtube: Natal: uma cidade de memória

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores