Marca Maxmeio

Notícias

4 de outubro às 22:33

Procura-se um autor

Hoje no blog da jornalista Thaisa Galvão foi publicado duas excelentes fotografias das campanhas dos candidatos a prefeitura de Ceará-Mirim, Peixoto e Fabricio. Qualquer fotógrafo ao ver boas fotografias, quer logo saber de quem é a autoria. Mas as duas estavam sem o devido crédito. E com certeza só estavam sem os créditos porque quem enviou para Thaisa não a informou a autoria como já é de costume. Thaisa fez muito bem em não colocar as conhecidas palavras divulgação ou arquivo. O correto seria nem publicar a fotografia, pois corre o risco de responder por uma questão ilegal perante a lei. Se não sabe quem é o autor é melhor não publicar, ou na pior das hipóteses se publicar e colocar arquivo divulgação ou seja la o que for, que não seja o nome do autor, não muda nada quanto a exigência da lei.

Esta uma tremenda falta de respeito aos profissionais de imagens que não tem mais cabimento. Não é nenhum favor colocar credito, é lei, é obrigação, direito adquirido, seja la quem for o autor. Muitos colegas respeitam e fazem questão de colocar o devido crédito. Gente, é direito de criação, a fotografia é uma obra de criação e, portanto supõe-se que exista um criador. Não existe divulgação, não existe arquivo, a não ser que exista alguma pessoa com esses nomes. A lei é bem clara, “Lei n° 9610/98 dos Direitos Autorais, Art. 79, § 1° A fotografia, quando utilizada por terceiros, indicará de forma legível o nome do seu autor.”

Deixe um comentário

5 comentários em “Procura-se um autor

  1. Grande Canindé Soares, você realmente não deixa a peteca cair!!!
    Lembro de uma viagem que fizemos a São Paulo rumo a Photo Brasil e, na volta, paramos em Salvador no período do Encontro Nacional de Jornalistas, onde participamos ativamente das palestras organizadas pela Arfoc. Creio que isso tem pelo menos uns sete anos. Naquela época, esse assunto já não era mais nenhuma novidade, considerando que a Lei é de 1998. É incrível que especialmente nos meios de comunicação oficiais, ainda haja tanta gente “inteligente e bem informada” que parece até que “passou batido”. Imagine que já recebi proposta de certo colunista, sugerindo que eu cedesse algumas fotos a serem publicadas e em troca apareceria o meu crédito. O cara-de-pau ainda falava como se tivesse me oferecendo um “negócio da china”…
    Que os meus amigos e companheiros de batalha pelo amor de Deus não caiam nessa!
    Grande abraço, Canindé.

  2. Itamar Nobre disse:

    Caro Canindé, essa é uma preocupação legítima que deveria fazer parte do cotidiano dos fotógrafos/repórteres fotográficos, contudo, não é o que ocorre. Penso que a categoria ainda é mt “desunida” e não se mobiliza contrariamente. Enquanto não houver um movimento em favor do direito autoral por parte dos seus membros, haverá esse tipo de abuso e terá como conseqüência a desvalorização profissional. .
    Seu blog presta um gde serviço à profissão. Parabéns!!!
    abçs
    Itamar Nobre

  3. wellington lima disse:

    Olha essa questão é antiga, e desde que me entendo de gente que é descumprida…apesar de existir todo um aparato legal em torno. E o que eu acho mais incrivel é que quem nega esse direito aos fotografos são o pessoal de redação e diagramaçõa dos veiculos de imprensa,quando se trata de privados ainda vai, porque são ignorantes quanto ao assunto,ou se fazem… mas o pessoal de imprensa…não admitimos,Canindé é um dos que mais luta em prol disto, e olha que faz tempo, mas parece que como tudo no Brasil, não tem jeito mesmo…o jeito que tem é reclamar sempre…

  4. Ney Douglas disse:

    E isso Caninde. Só que muitos se fazem de desentendi-dos para cometer este crime.
    Lei e para ser Cumprida e não questionada. Nos fotógrafos temos que ter consciência disto e corremos atrás dos nossos direitos o credito não e apenas seu nome na foto e seu cartão de visita e seu marketim pessoal.
    Esta questão tem que ser discutida na pauta de deste ano quanto ao trabalho de foto jornalismo, pois o desrespeito e constante.

  5. NILZA disse:

    Certíssimo Canindé!

Btn Posts Anteriores