Marca Maxmeio

Notícias

SOLENIDADE

CENTRO HISTÓRICO, TRILHAS E CACHOEIRA

RANCHO TREVO – RESTAURANTE E POUSADA

Solenidade contou coma presença de gestores de turismo do Estado

Texto: Rosa Aguiar
https://www.maisturismoecultura.com.br/araruna-lanca-passaporte-de-trilha-de-longo-curso/

O município de Araruna lançou, no último sábado, 25, o passaporte da primeira trilha de longa distância do Nordeste “Caminhos das Ararunas”. A solenidade foi bastante prestigiada e lotou o auditório da Universidade Estadual da PB. Estiveram presentes o secretário executivo de Turismo do Estado, Delano Tavares, o Deputado estadual Eduardo Carneiro, superintendente do Sebrae PB, Luiz Alberto Amorim, gestora de Turismo do Sebrae, Regina Amorim, o presidente da PBTUR, Ferdinando Lucena, prefeito de Araruna, Vital Costa, presidente do Fórum do Turismo do Curimataú, Ricardo Câmara, secretário de Turismo de Araruna, Edvaldo Costa, além de empresários do município e representantes dos outros três municípios que fazem parte da trilha: Dona Inês, Tacima e Riachão, e ainda jornalistas convidados, entre eles Abelardo Jurema, Rosa Aguiar, Ruth Avelino e Teresa Duarte, que fazem parte da Abrajet PB.
O prefeito de Araruna, Vital Costa, ressaltou a vocação do município para o turismo de aventura, e parabenizou tosos os envolvidos na trilha dos Caminhos das Ararunas Ele disse ainda que a cidade tem história e riquezas com seu casario e personagens, e que também receberão incentivo para atrair outro tipo de turista. Araruna possui 16 hotéis e pousadas e atualmente é um destino consolidado no quesito aventura, com o famoso Parque Estadual da Pedra da Boca, Cânions do Macapá e Serra Verde, cachoeiras e Rampa de Voo Livre. A trilha de longa distância Caminhos das Ararunas vem incrementar a vocação natural do município. O passaporte foi entregue a formadores de opinião para divulgação.
O idealizador da trilha e presidente do Fórum de Turismo do Curimataú, Ricardo Câmara, ressaltou no seu discurso no lançamento, que o trabalho foi longo para a formatação da trilha e que contou com o trabalho de muitos voluntários. Ele ressaltou o envolvimento da comunidade para o modelo de turismo sustentável. Quem fizer a trilha vai receber um passaporte com informações sobre pontos de apoio, primeiros socorros, marcações. Alguns pontos de apoio são casas e pequenos negócios de moradores locais.
A trilha dos “Caminhos das Ararunas” tem oito trechos, que podem ser finalizados em dias seguidos, ou em dias separados, de maneira intercalada. Fica a critério dos participantes ir caminhando, correndo, de bicicleta ou a cavalo. Todo o percurso está registrado nos aplicativos eTrilhas e Wikiloc, cujo acesso não depende de internet, e demarcado com a sinalização padrão, nas cores amarelo e preto. Os trilheiros receberão o carimbo do percurso atingido e, no final, receberá um certificado.

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores