Marca Maxmeio

Notícias

Por Jornalista Liszt Madruga

Na caliente tarde de sábado (12/8), a partir dás 17 horas, com uma visão mirabolante do por do sol, sobre o rio Potengi, o Vice Almirante Alexander Reis Leite, Comandante do 3º. Distrito Naval, juntamente com o Capitão de Fragata Rogério Moreira Diniz, Comandante da Fragata Liberal, recepcionaram as autoridades civis e militares – especialmente convidadas, com supimpa coquetel a bordo do navio da Marinha do Brasil, ancorado no Porto de Natal, de onde vai zarpar com destino aos seguintes países africanos da língua portuguesa: São Tomé e Príncipe, Costa do Marfim, Nigéria, Camarões, Senegal e Cabo Verde, cumprindo a Missão CPLP – CONVENÇÃO DOS PAÍSES DA LINGUA PORTUGUESA/GIUINEX III – 2023. A GUINEX é uma importante missão praticada contra as piratarias. Cumprida as formalidades legais, a Fragata Liberal retorna ao Brasil passando por Fernando de Noronha e com nova ancoragem no Porto de Natal, e depois o Rio de Janeiro.

No evento, as presenças destacadas, entre tantas, do Contra-Almirante André Luiz de Andrade Felix, do empresário Paulo Cesar Fernandes (Presidente da Soamar RN, Sociedade dos Amigos da Marinha, seccional do Rio Grande do Norte); Coronel PM Francisco Canindé de Araújo Silva (Secretário da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social – SESED); Coronel PM Alarico José Pessoa Azevedo Júnior (Comandante Geral da Policia Militar do Rio Grande do Norte); Antônio Alberto Cortez (Diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte); Capitão de Mar e Guerra (Médico) Albuquerque, (Diretor do Hospital Naval de Natal); Coronel Bombeiro Acioly.

BREVE HISTÓRICO DA FRAGATA LIBERAL DA MARINHA DO BRASIL

A Fragata “Liberal”, da Marinha do Brasil (MB), atracada no Porto de Natal-RN, no período de 11 a 14 deste mês, Neste domingo, 13, dás 13h30 às 16h30 horas, estará aberto à visitação pública, limitada à distribuição de senha.  

O navio de guerra, construído nos estaleiros da Vosper Thornycroft, na Inglaterra, foi incorporado à Marinha em 18 de novembro de 1978. Sua missão básica é “conduzir ações da guerra naval, a fim de contribuir para o controle de áreas marítimas, a negação de uso do mar ao inimigo, a projeção de poder sobre terra e dissuasão”. O Navio é subordinado ao Comando do Primeiro Esquadrão de Escolta (ComEsqdE-1) e tem sede na cidade de Niterói-RJ.

Ao longo de mais de 40 anos de serviço, a Fragata “Liberal” realizou inúmeras comissões com navios da MB e marinhas amigas, além de ter operado em conjunto com as demais forças singulares e forças internacionais, sempre demonstrando elevado nível de adestramento e aprestamento de seu pessoal.

O Navio iniciou no último domingo (6) a Operação “Guinex” III, que visa promover a interoperabilidade com as Marinhas e Guardas Costeiras de países do Golfo da Guiné por meio de realização de exercícios no mar e no porto, representando o Brasil no Atlântico Sul. A Operação se estenderá até outubro e terá a cidade de Natal-RN como primeiro porto logístico. MARINHA DO BRASIL: PROTEGENDO NOSSAS RIQUEZAS, CUIDANDO DA NOSSA GENTE. (Fonte Assessoria de Comunicação Social do Comando do 3º Distrito Naval).

Jornalista Liszt Madruga

Diretor de Comunicação da FEBTUR RN

Federação Brasileira de JORNALISTAS E Comunicadores de Turismo

Fotos Canindé Soares

Deixe um comentário

Btn Posts Anteriores