Notícias
Com 242 turmas finalizadas desde o início do projeto, Neoenergia já formou 5.757 profissionais eletricistas para o mercado de trabalho no país
O mercado elétrico nacional ganhou mais um reforço nessa quinta-feira (24), com a formação de mão de obra qualificada. A Escola de Eletricistas da Neoenergia, oriunda de uma parceria formada entre o grupo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) formou 26 homens e mulheres eletricistas em cerimônia na sede da Neoenergia Cosern, em Natal. Os profissionais estão à disposição das empresas de redes de distribuição de energia de todo o país. Na próxima terça-feira (29), outros 24 profissionais serão diplomados eletricistas em Mossoró.
“Formamos a 17ª Turma da Escola de Eletricistas da Neoenergia Cosern. Ao longo de uma década desse exitoso projeto capitaneado pelo Grupo Neoenergia no Brasil, já foram formados mais de cinco mil profissionais eletricistas. Desses, 884 são mulheres. Os números comprovam nossa responsabilidade social, nossa contribuição para formação de mão de obra qualificada e a inserção das mulheres em profissões histórica e majoritariamente masculinas, pavimentando um caminho de inclusão e diversidade”, afirmou Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern, durante cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de curso aos novos profissionais.
A Escola de Eletricistas foi implementada pelo Grupo Neoenergia no Brasil em 2013, a partir da Neoenergia Elektro, em São Paulo. Daquele ano até hoje, 242 turmas foram finalizadas com 5.757 alunos graduados. Na Neoenergia Cosern, a primeira turma foi formada em 2018. Desde então, a distribuidora potiguar em parceria com o SENAI-RN formou 425 alunos, dos quais 107 são mulheres. Desses, quase 300 passaram a integrar o corpo funcional da distribuidora e há perspectiva de novas contratações nos próximos meses.
Presente à cerimônia, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou a relevância da iniciativa do Grupo Neoenergia para o desenvolvimento econômico e social do estado. “Estou muito emocionada porque a profissão de Eletricista é majoritariamente, ainda, masculina. E lugar de mulher é onde ela quiser. A Neoenergia é parceira do desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte. É revolucionária, por investir na área de energias renováveis. É revolucionário capacitar e empregar mulheres. Não vamos desistir nunca de um mundo de justiça e isso passa pelas oportunidades que estão desenhadas aqui”, disse.
Conforme Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN e do Instituto de Inovação e Energias Renováveis (ISI-ER), a parceria com o Grupo Neoenergia oferece ao mercado profissionais diferenciados, formados em um ambiente inovador por especialistas focados no desenvolvimento humano e profissional. “Esse é o momento de enxergar uma vida nova que se apresenta, numa ocupação especial do setor de energia. A Escola de Eletricistas traz essa perspectiva e, para nós, do SENAI, essas são as duas primeiras turmas formadas nos nossos novos laboratórios. São 50 profissionais (Natal e Mossoró) que certamente vão engrandecer o mercado”, disse o diretor do SENAI-RN e ISI-RN, Rodrigo Mello.
Para Fátima Bezerra, a iniciativa da Neoenergia Cosern em parceria com o SENAI-RN contribui para a promoção de igualdade de gênero numa profissão dominada por homens. “A iniciativa de promover a educação através dos cursos de capacitação traduz o perfil da empresa que não visa apenas o lucro, mas olha além. A empresa que leva a sério seu conceito de responsabilidade social e contribuiu para a formação de empregos para nossa população, principalmente por dar oportunidade para as mulheres no nosso Estado”, finalizou a governadora.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NEOENERGIA COSERN
-
22 de janeiro às 09:43
Cantor, compositor e apresentador Fernando Luiz, celebra 73 anos com evento intimista
-
13 de janeiro às 20:53
Cavalgada de São Bento do Trairí: Tradição e festa movimentam o município
-
9 de janeiro às 18:50
Governo do RN investe R$ 10 milhões na Operação Verão 2025