Marca Maxmeio

Notícias

13 de dezembro às 21:47

Messias pede socorro

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAUDE ANA TANIA, INFORMA, CONFORME COMENTÁRIO DA PROPRIA, ABAIXO,  QUE TOMOU PROVIDÊNCIAS:

“Caro Canindé, há quase 20 dias atrás tomamos conhecimento do caso Messias e enviamos equipe da Saúde-SMS e da SEMTAS para remoção do mesmo aos nossos serviços, ele se recusou alegando ter domicílio e portanto não aceitando ser removido pelo SAMU-Natal que esteve no local. A assistente social da SENTAS ficou de acompanhar o caso e o medicamento está sendo levado todos os dias por uma tia dele conforme nos garantiu. Vamos voltar ao local e fazer novas tentativas, embora já tenhamos tido tentativas frustadas”.


Fotografia feita no dia 15 de agosto último em frente ao Memorial Câmara Cascudo, quando Messias já estava doente.

Só e abandonado pela família, Messias está morrendo com tuberculose nas calçadas da Cidade Alta.

Em hebraico, a palavra “Messias” significa “Ungido”, nome dado ao Libertador que viria algum dia ao povo de Israel como seu grande Salvador, Redentor, uma espécie de Profeta, Sacerdote ou Rei da parte de Deus. Para os cristãos, Jesus foi o Messias. Os judeus ainda esperam a vinda dele.

Porém, diferente do que prega o Velho Testamento, o Messias natalense é um morador de rua que está morrendo a míngua, diante dos olhos inertes dos passantes que veem apenas um molambo de gente estirado na calçada. Muito doente, ele depende da piedade alheia para sobreviver mais um dia, enquanto espera a morte chegar.

Messias passa o dia inteiro deitado na Rua Professor Zuza, na sobra dos prédios do Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda e o da Coophab, em frente à Praça Padre João Maria, no centro nervoso de Natal, onde a maioria da cidade transita. Não come, não há higiene e nem remédios. Somente um cobertor surrado para acalentar a friagem da noite.

Os vizinhos já perceberam que Messias está tuberculoso. Deitado, ele cuspe o tempo inteiro para expelir, em golfadas de catarro, sua doença. Já se tornou um caso de saúde pública porque a tuberculose pode contaminar outras pessoas. Os vizinhos disseram que já telefonaram para a Samu e até para as freiras. Até agora, ninguém veio socorrer o Messias.

Os natalenses, principalmente os moradores da Cidade Alta, precisam salvar nosso Messias da morte que ameaça chegar em breve naquele beco, sob os olhares atentos do Padre João Maria. Samba, Bamba e o escambau precisam dar as mãos e tentar livrar o Messias de uma morte iminente.

Texto:
http://www.grandeponto.blogspot.com/

Deixe um comentário

3 comentários em “Messias pede socorro

  1. […] Clique aqui e veja o post publicado no dia 13. […]

  2. wellington lima disse:

    Olha…o que a secretária disse ai é pura verdade…essas pessoas de rua, com raras excessões, se negam a sair do estado em que se encontram, parece controvertido mais é verdade. eles pensam que se ficarem fora dos olhos das pessoas e com saúde, não vão mais despertar a piedade nos mesmos, e dai preferem permanecer assim. ja houve um caso daquela mulher que creio que é do conhecimentos de várias pessoas porque ja à viram no centro da cidade, aquela que tem uma tireóide desenvolvida, um caroço imenso…lembram? pois um prof. médico da área ja quiz fazer aquela cirurgia sem lhe custar nada claro, e deixa-la com saúde de novo…sabe o que foi que ela respondeu? sem isso aqui eu morro de fome, como vou pedir esmolas na rua de novo? foi isso que ela respondeu.e como ela tem muitos que não querem…ou seja…seu estado atual é sua arma principal para despertar a piedade nas pessoas…

  3. Ana Tania disse:

    Caro Canindé, há quase 20 dias atrás tomamos conhecimento do caso Messias e enviamos equipe da Saúde-SMS e da SEMTAS para remoção do mesmo aos nossos serviços, ele se recusou alegando ter domicílio e portanto não aceitando ser removido pelo SAMU-Natal que esteve no local. A assistente social da SENTAS ficou de acompanhar o caso e o medicamento está sendo levado todos os dias por uma tia dele conforme nos garantiu. Vamos voltar ao local e fazer novas tentativas, embora já tenhamos tido tentativas frustadas.

Btn Posts Anteriores