Marca Maxmeio

Notícias

25 de novembro às 09:44

Segurança em pauta

Vereador Heráclito Noé

Audiência pública sobre o papel do município na segurança pública

A Câmara Municipal do Natal realizou na manhã desta quarta-feira (24) uma audiência pública para discutir o papel do município na segurança pública. A iniciativa partiu do vereador Heráclito Noé (PPS) que se mostrou preocupado com a falta de políticas públicas sistêmicas e preventivas para a segurança. “Falta a concepção das estratégias integradas na área de saúde, educação, cultura, lazer e planejamento urbano. A polícia deve agir com a prevenção e controle e não somente de modo corretivo como hoje acontece”, explica.

O parlamentar apresentou uma realidade dura enfrentada pelas comunidades. Problemas como a falta de iluminação pública, educação e saúde precárias terminam por evidenciar as práticas violentas nas cidades. “O que é um problema de gestão dos municípios passa a ser um problema da policia”, alerta. O vereador chamou atenção para a manutenção de terrenos baldios que representam uma área de risco social. “A reorganização do espaço urbano reflete diretamente nos índices de criminalidade. Falta essa concepção sistêmica da segurança”, alerta o parlamentar.

O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Araújo, mostrou o exemplo de Bogotá, que era uma das capitais mais violentas do mundo. “Tivemos a oportunidade de estar nessa cidade em 2005 e constatar a evolução da segurança a partir da reorganização dos espaços urbanos. A prefeitura atuou de forma efetiva contra a violência urbana. Este é um exemplo do papel do município na segurança pública”, ressalta.

De acordo com a presidente da Associação de Delegados da Polícia Civil (Adepol), Ana Cláudia Saraiva, o crime se organiza em uma escala superior a organização dos municípios para prevenir e combater o crime. “A estrutura das delegacias não tem acompanhado o avanço da criminalidade. Temos 15 delegacias distribuídas nos bairros de Natal para cuidar de uma população que cresce desordenadamente. Os governos precisam ter políticas de estado e não de governos que passam e o problema fica”, ressalta. “Estamos fazendo um levantamento de dados nas delegacias para que a partir da análise desses dados possamos construir um melhor caminho e soluções para combater a criminalidade”, completa.

O representante da Prefeita, nesta audiência, Coronel Marcos Rodrigues Pinheiro, afirmou que o executivo tem procurado amenizar a criminalidade em Natal. “Nessa gestão foi criada a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Neste momento o secretário está em Brasília buscando arrecadar recursos para melhorias na pasta”, informa.

A audiência contou com a presença de policias da guarda, militares, civis, bombeiros e rodoviária federal, além da presença de entidades do comércio e representantes das comunidades dos bairros de Natal.

Informações: www.jusbrasil.com.br

Deixe um comentário